Vamos para o Festival

As bancadas apinhadas, os acordes soltos e as afinações que se ouvem ao cimo da Avenida dos Combatentes anunciam a festa mais espontânea da Romaria d’Agonia.

Os grupos folclóricos, de bombos e de Zés P’reiras, juntamente com as bandas de música, concentram-se no largo da estação de comboios, preparando-se para um desfile único. Com as suas danças e cantares ao longo da principal avenida da cidade vão chamando quem assiste a juntar-se à festa.

Este é o quadro mais recente do programa da Romaria d’Agonia, que nasceu a partir da curiosidade dos milhares de turistas que, com horas de antecedência, começaram a guardar o melhor lugar para assistir à concentração dos grupos. Só depois passou a ser o desfile “Vamos para o festival”.

Junta quase dois mil participantes que, em duas noites, desfilam ao longo da avenida, convidando quem assiste para que desça às praças da zona ribeirinha da cidade onde se realizam os Festivais de Folclore que antecedem os espetáculos de fogo-de-artifício do “Jardim” e da “Serenata”.

Ano após ano, este desfile atrai cada vez mais turistas e vianenses que deliciados não resistem a juntar-se aos grupos, fazendo a festa.

sentir-as-festas-dagonia-2020-vamos-para-o-festival-27
sentir-as-festas-dagonia-2020-vamos-para-o-festival-11 copy