Desfile da Mordomia

Preparam-se durante dias, vestem-se rigorosamente e saem à rua para mostrar a história da mulher vianense. Mais de meio milhar de mulheres desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” pela cidade no Desfile da Mordomia.

Envergando os mais belos trajes das freguesias de Viana do Castelo e carregando quilos de ouro ao peito, com várias peças seculares de família, estas mordomas representam, de forma espontânea, a maior montra de ouro ao ar livre do mundo.

Trajam-se a rigor e com minúcia na arte de bem vestir e ourar, cumprindo todos os detalhes herdados de gerações anteriores, mantendo a tradição para desfilar com orgulho.

O Desfile da Mordomia é a história viva dos trajes, desde as lavradeiras às varinas, até aos mais requintados trajes das mordomas, usados pelas raparigas e senhoras de Viana do Castelo.

Muitas das peças de ouro são únicas e só são mostradas em público neste dia, redobrando a “chieira” das mulheres que as usam.

Uma tradição cada vez mais enraizada entre as mulheres de Viana do Castelo, que junta várias gerações, no mesmo quadro, para mostrarem o esplendor e a riqueza dos trajes e do ouro de Viana do Castelo.